NEWS

Go beyond logistics, make the revolution business.

Manutenção preventiva evita gastos não programados

Prevenir é o melhor remédio, já diz o dito popular. E para as empresas que possuem frotas de veículos, a manutenção preventiva é ainda mais importante, uma vez que pode ajudar a melhorar seu desempenho, reduzir custos e evitar acidentes.

 

Além disso, uma falha ou desgaste de peça, quando identificados precocemente, impedem surpresas indesejadas, com gastos fora do orçamento planejado. Por isso, hoje separamos algumas dicas para evitar dores de cabeça por meio da manutenção preventiva da sua frota.

Tipo de manutenção

 

Existem dois tipos de manutenção: a corretiva e a preventiva. A primeira faz reparos quando surge o defeito ou quebra em algum equipamento, resolvendo um problema já estabelecido. Já a manutenção preventiva tem por objetivo evitar o dano e prevenir as chances de ele acontecer, antecipando-se aos defeitos.

Com isso, a empresa consegue reduzir os custos, aumentar a segurança do motorista e do veículo, evitando também atrasos na entrega da carga.

 

Como realizar a manutenção preventiva

Dessa forma, são recomendadas vistorias periódicas que identifiquem os reparos necessários. O ideal é que a manutenção preventiva seja realizada após cada viagem, já que os veículos podem sofrer danos em passagem por ruas ou estradas esburacadas, além do desgaste natural das peças.

 

Para organizar o planejamento destas vistorias, o gerente da área pode dividir a manutenção entre parte elétrica e mecânica, resolvendo pequenos problemas que os veículos apresentem e substituindo peças danificadas.

 

Já os motoristas devem, sempre que notar alguma falha no equipamento, comunicar imediatamente ao seu supervisor, para que o problema possa ser reparado, garantindo que ele faça o percurso determinado com segurança.

Por isso, é importante comunicar a equipe de forma constante sobre a importância de sempre observar o desempenho dos equipamentos e sinalizar para a equipe responsável a necessidade de se fazer uma manutenção preventiva.

 

Todos os veículos possuem um plano de revisões estipulado pela fabricante. Seguir essa recomendação é fundamental para preservar a garantia do equipamento. Mas, mesmo quando essa garantia chega ao fim, uma nova rotina de manutenção preventiva precisa ser estabelecida, para planejar as intervenções mecânicas e seus intervalos.

A manutenção preventiva evita gastos futuros e reduzem o risco de acidentes. Além disso, quando as empresas respeitam os prazos de manutenção e mantêm certos cuidados básicos, como calibrar os pneus, por exemplo, podem até reduzir os custos com combustíveis.

 

Alternativa

 

Para quem tem uma equipe enxuta ou não quer ter mais essa preocupação no dia-a-dia da empresa, a locação de equipamentos é uma alternativa eficiente e que tira da transportadora a preocupação com a manutenção preventiva.

Como esse serviço fica à cargo da proprietária do equipamento, a transportadora fica livre para focar em transportar as cargas e captar clientes.

 

Na Mesquita Locações, a área de manutenção preventiva é uma das que mais recebem investimentos, já que a qualidade e segurança dos equipamentos ofertados é uma das prioridades da empresa. Não à toa, as maiores transportadoras do Brasil complementam sua frota com os equipamentos da Mesquita.

 

Se você quer conhecer as vantagens da locação de equipamentos, leia esse texto e fale com a nossa equipe comercial clicando aqui.

Abraços,

 

Notícias Relacionadas

Enter your keyword