NEWS

Go beyond logistics, make the revolution business.

Erros logísticos: sua empresa pode estar perdendo dinheiro

Erros logísticos: sua empresa pode estar perdendo dinheiro

Todo empresário sabe – ou deveria saber – que o planejamento é base para o sucesso de um negócio. Não adiante ter o capital inicial necessário para a abertura da empresa. Tem que saber direcionar os esforços do modo adequado, o que inclui não só oferecer preços competitivos, mas também ficar atento às questões logísticas. Esse é um dos aspectos mais cruciais para a gestão de um negócio. Listamos, então, os cinco principais erros logísticos cometidos pelas empresas.

Erros logísticos: Erros humanos

Enviar um produto errado para o cliente gera custos; perder o prazo de entrega se reflete em queda de credibilidade. Logo, uma opção é adquirir softwares que otimizam a logística da empresa, garantindo que os processos serão desempenhados de forma ágil e com segurança. Há uma série de programas ou aplicativos que facilitam a rotina das empresas: basta pesquisar.

Erros logísticos: Não treinar os funcionários

Um dos maiores problemas enfrentados pelos empresários brasileiros é a baixa qualificação profissional dos funcionários. Não adianta comprar um software para otimizar os processos logísticos se os empregados não souberem utilizá-lo. Portanto, é fundamental que as empresas invistam na capacitação de seus colaboradores. Isso certamente vai reduzir consideravelmente os erros cometidos nas rotinas de trabalho.

Erros logísticos: Não acompanhar as tendências

No cenário globalizado, o mercado se torna cada vez mais competitivo. E, para não ficar para trás, os empresários precisam ficar atentos às tendências do setor logístico. Sempre há alguma novidade que pode ser incorporada às rotinas da empresa. Por exemplo, estudar as possíveis vantagens de dividir o centro de distribuição com outra empresa, conhecer as ferramentas de automação mais eficientes e compreender como a telemetria pode reduzir os custos do negócio.

Erros logísticos: Falhas na gestão de estoque

É fundamental saber exatamente quanto de cada produto existe estocado no centro de distribuição, para dimensionar adequadamente o volume de itens. A gestão de estoque também permite que se faça um planejamento logístico eficiente: calcular o total de vendas estimadas ajuda a definir previamente os prazos de entrega, de modo a atender a expectativa dos clientes.

Erros logísticos: Cálculos fora de contexto

Todo empresário precisa saber que o valor final de seu produto não é definido apenas pelo cálculo entre o custo de fabricação e o lucro esperado por unidade. Há diversos outros itens que entram nessa cesta, como o gasto com impostos, funcionários, aluguéis, dentre outros. O setor de logística também demanda o mesmo tipo de cálculo. O valor do frete é definido não apenas pela distância percorrida, mas também pelo valor de pedágios, horas-extras pagas ao motorista e tributos. Qualquer cálculo que deixe de lado algum desses itens vai causar prejuízos ao empresário.

 

Gostou deste texto? Aqui no nosso site, você aprende mais sobre como tornar seu negócio mais eficiente. Um dos caminhos é pela locação de equipamentos. Quer saber mais sobre o tema? Clique aqui!

Abraços e até a próxima,

Enter your keyword