Não são só os grandes caminhões

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Não são só os grandes caminhões

30 jul

➡️ Na história dos transportes, não são só os grandes caminhões que fazem a diferença.

Outros elementos são essenciais para o transporte de cargas, como os implementos rodoviários. Um dos mais importantes é o semirreboque, ou carreta.

O primeiro semirreboque foi criado em 1914 por August Charles Fruehauf em Detroit, Estados Unidos. Fruehauf, um marceneiro e ferreiro, construiu o semirreboque para um cliente que precisava transportar um barco.

Esta invenção revolucionou o transporte de cargas, permitindo que grandes volumes fossem movidos de forma eficiente.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Fruehauf Trailer Company projetou e forneceu mais de 120 modelos diferentes de implementos para as Forças Armadas dos Estados Unidos.

Esses implementos foram usados na Europa e na Ásia, desempenhando um papel crucial nas operações militares. A demanda por implementos durante a guerra impulsionou o crescimento da empresa.

Desde os primeiros veículos motorizados no século XIX, os implementos rodoviários evoluíram significativamente.

No início, as cargas eram transportadas por veículos rígidos, mas com o tempo, a necessidade de transportar mais cargas e com mais eficiência levou à criação dos semirreboques.

Esses implementos permitiram que caminhões-tratores, conhecidos como cavalos-mecânicos, transportassem cargas maiores e mais pesadas.

No Brasil, o desenvolvimento dos implementos rodoviários acompanhou a chegada dos primeiros caminhões importados dos Estados Unidos e Europa.

Nos anos 1930, empresas brasileiras começaram a produzir semirreboques. Hoje, o mercado de implementos rodoviários é um dos mais importantes do país, com cerca de 1.130 fabricantes, empregando aproximadamente 70 mil pessoas e gerando um faturamento de cerca de R$ 9 bilhões por ano.

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