30 jul
➡️ Na história dos transportes, não são só os grandes caminhões que fazem a diferença.
Outros elementos são essenciais para o transporte de cargas, como os implementos rodoviários. Um dos mais importantes é o semirreboque, ou carreta.
O primeiro semirreboque foi criado em 1914 por August Charles Fruehauf em Detroit, Estados Unidos. Fruehauf, um marceneiro e ferreiro, construiu o semirreboque para um cliente que precisava transportar um barco.
Esta invenção revolucionou o transporte de cargas, permitindo que grandes volumes fossem movidos de forma eficiente.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Fruehauf Trailer Company projetou e forneceu mais de 120 modelos diferentes de implementos para as Forças Armadas dos Estados Unidos.
Esses implementos foram usados na Europa e na Ásia, desempenhando um papel crucial nas operações militares. A demanda por implementos durante a guerra impulsionou o crescimento da empresa.
Desde os primeiros veículos motorizados no século XIX, os implementos rodoviários evoluíram significativamente.
No início, as cargas eram transportadas por veículos rígidos, mas com o tempo, a necessidade de transportar mais cargas e com mais eficiência levou à criação dos semirreboques.
Esses implementos permitiram que caminhões-tratores, conhecidos como cavalos-mecânicos, transportassem cargas maiores e mais pesadas.
No Brasil, o desenvolvimento dos implementos rodoviários acompanhou a chegada dos primeiros caminhões importados dos Estados Unidos e Europa.
Nos anos 1930, empresas brasileiras começaram a produzir semirreboques. Hoje, o mercado de implementos rodoviários é um dos mais importantes do país, com cerca de 1.130 fabricantes, empregando aproximadamente 70 mil pessoas e gerando um faturamento de cerca de R$ 9 bilhões por ano.