NEWS

Go beyond logistics, make the revolution business.

Gerenciando sua frota de maneira adequada

Gerenciando sua frota de maneira adequada

Você sabe como gerenciar sua frota de maneira adequada? Consegue entender todos os ganhos que terá ao saber exatamente o que ocorre com cada equipamento? Se respondeu não para alguma das perguntas, esse texto foi feito para te ajudar a compreender os ganhos que um gerenciamento adequado da frota pode trazer para a sua transportadora.

 

Ter uma visão completa de todos os equipamentos e o que eles transportam, por onde passam, quanto consomem com manutenção e combustível e como estão sendo usados é fundamental para reduzir custos, otimizar lucros e atender clientes com qualidade.  E para implementar o trabalho de gerenciamento adequado da frota, o primeiro passo é criar uma ficha de controle de cada equipamento para ter seu histórico. Os dados que precisam ser acompanhados são:

 

  • Identificação do equipamento (caminhão, semirreboque) e motorista responsável;
  • Número de KMs rodados diariamente;
  • Número de entregas por dia;
  • Multas e gastos com IPVA, licenciamento, seguro geral, seguro obrigatório;
  • Controle de rodízio dos pneus;
  • Peso diário do veículo carregado;
  • Lançamento de quantas vezes o veículo saiu durante o dia;
  • Planejamento de rotas;
  • Abastecimento (litros e valores gastos diariamente);
  • Controle de óleo (litros e valores gastos);
  • Gastos com manutenção preventiva
  • Gastos com manutenção corretiva

 

Conseguindo reunir essas informações, você irá criar um histórico e formar o panorama que precisa para entender como otimizar gastos, atuar de maneira preventiva na manutenção e não desgastar o equipamento de maneira desnecessária. Ou seja, gerenciando sua frota de maneira adequada.

 

Além disso, você poderá prever períodos de maior pico de uso dos equipamentos e se planejar para optar pela locação para complementar sua frota (já explicamos aqui nesse texto as vantagens da locação), evitando um desgaste maior que o esperado da frota própria que pode aumentar os custos de manutenção, por exemplo.

 

Esse controle pode ser realizado tanto manualmente, por meio de fichas ou arquivos, quanto por meio de softwares de gestão de transportadoras, que trazem uma inteligência e profissionalismo ainda maiores para o negócio.

 

As informações também permitirão que você compare os custos da frota própria x locação. Dessa forma, ficará mais fácil controlar e gerir de maneira eficiente seus equipamentos assim como compreender porque a locação é uma tendência cada vez maior e presente na rotina de transportadoras com os mais diferentes perfis e tamanhos – e porque essas empresas complementam suas frotas com a Mesquita.

 

Esperamos ter lhe ajudado a compreender porque o gerenciamento adequado da frota é essencial para a sustentabilidade da sua transportadora.

 

Para saber mais sobre a locação de equipamentos, clique aqui.

Para falar com a nossa equipe comercial e pedir um orçamento, clique aqui.

 

Obrigado e até a próxima,

Equipe Mesquita Locações

Notícias Relacionadas

Enter your keyword