NEWS

Go beyond logistics, make the revolution business.

Frota Ociosa: conheça os problemas decorrentes e como evitá-los

Frota Ociosa: conheça os problemas decorrentes e como evitá-los

Frota Ociosa é um problema para qualquer empresa que atue na área de logística. Por isso, um bom gerenciamento de equipamentos é super importante para a lucratividade da empresa. Se essa área for mal gerida, pode gerar impactos profundos no negócio. Assim, é fundamental identificar se estão havendo veículos parados e otimizar os processos.

Primeiramente, é preciso identificar se as demandas para os motoristas contratados têm sido baixas. Em seguida, analise se o tempo ocioso na sua frota é expressivo.

Se for esse o caso, certamente isso significa prejuízo e gastos  com a manutenção tanto da frota, quanto dos  empregados.

Uma vez identificada que sua frota está ociosa, é hora de combater o problema. As dicas a seguir podem ajudar:

Frota ociosa: Conheça os custos

Saiba quais são os gastos com cada tipo de veículo da sua operação e qual é o passivo com a frota completa. Identifique quais são os veículos mais utilizados e quais os que geram mais despesas.

Dessa forma, poderá rever, se for o caso, a composição da frota.

 

Frota ociosa: Colete dados com o setor de vendas

Por meio da análise do volume de pedidos é possível identificar quais são os períodos em que a ociosidade aumenta e quais são os pedidos que significam menos transporte.

Com o panorama de vendas é possível dimensionar a frota corretamente, baseando-se no valor médio de cada demanda, sabendo, assim, se existe mais veículos em circulação do que o necessário.

Frota ociosa: Planeje as rotas de forma estratégica

Muitas vezes a transportadora pode estar fazendo entregas unilaterais. Ou seja, o caminhão leva uma carga, mas volta vazio, o que encarece a entrega. Um planejamento estratégico de rotas é capaz de otimizar as viagens, com a realização de entregas também no caminho de volta. Com isso, você aproveita melhor todos os recursos disponíveis.

 

Frota ociosa: Negocie as entregas com os clientes

Para que o planejamento estratégico de rotas  seja possível, é fundamental que as estratégias sejam negociadas com os clientes, para assegurar que a logística se encaixa na operação das empresas.

Algumas entregas poderão, inclusive, ser adiantadas para coincidir com outra reversa na mesma região.

 

Frota ociosa: A locação de equipamentos pode ser uma opção

Principalmente em períodos de baixa demanda, a frota própria pode gerar mais custos de ociosidade. Nesse cenário, uma boa opção é complementar a frota nos períodos de alta demanda por meio da locação de equipamentos. Assim, além de permitir a redução de frota ociosa, a empresa tem outras vantagens. Por exemplo, toda a parte burocrática e de manutenção dos equipamentos ficam por conta da locadora do equipamento.

 

Se você quiser saber mais sobre a locação de semirreboques, fale com nosso time comercial. É só clicar aqui.

Abraços e até a próxima,

Enter your keyword